quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O que vão pensar de você?

O que você vai pensar de mim quando ler este post?
O que ela vai pensar de mim se eu disser uma coisa dessas?
O que as pessoas vão pensar de mim se eu sair na rua vestido assim?
Vou te dizer uma coisa que você já deve ter ouvido muitas vezes, mas que é de fundamental importância: o que os outros pensam é problema deles!
Na verdade, nem adianta eu dizer isto.
Inegavelmente, todos se importam sobre o que os outros pensam deles. Eu me importo, você se importa, seus amigos se importam, as mulheres se importam.
Se você não se importasse, iria pra balada de qualquer jeito (exemplo radical: chapéu, regata e chinelo). Você estaria à vontade, mas os outros pensariam coisas de você: “ele é louco!”, “olha a roupa que ele tá usando!” ou “o que esse cara tem na cabeça?”…
Se as mulheres não se importassem, não usariam salto alto, nem vestidos diferentes em cada festa, nem maquiagem. Por que é fato que mulher não quer usar o mesmo vestido em duas festas (o que vão pensar de mim se eu for com esse vestido denovo?). E mais fato ainda que não quer ver nenhuma outra mulher com o mesmo vestido dela na mesma festa. É caso de morte.
Se seus amigos não se importassem, não perguntariam: “você vai vestido assim?” quando você aparecer de chapéu, regata e chinelo pra ir pra balada com eles.
Se não acredita, tente. Aposto que metade dos que tentarão, vão mudar de ideia quando se virem no espelho de chapéu, regata e chinelo e pensarem no que os outros vão pensar. Os que resistirem à ideia, provavelmente irão se sentir desconfortáveis com os olhares alheios.
Pronto. Agora que já comprovei que todos se importam no que os outros pensam (uns menos, outros mais), repito: o que os outros pensam de você é problema deles!
Certo?
Não. Por que você vai ler este post, pode achar tudo “azul maravilhoso” e até pode ser que mude seus pensamentos por um dia ou dois. Mas depois disso, voltará a ser o que era antes. Voltará a se importar com o que os outros pensam.
É inevitável.
A sociedade, hoje, vive de aparências.
Por isto, não peço que você pare de se importar com o que os outros pensam de você. Peço apenas que você se importe menos. Garanto que, se fizer isso, sua vida ficará mais leve e mais tranquila.
Se todos se preocupassem menos, tudo seria mais fácil e mais agradável. Você não precisaria fazer algumas coisas que faz só pra agradar aos outros, ou porque é bonitinho, mas faria apenas o que quisesse fazer. E é isso que você tem que fazer.
Se permita fazer coisas que você não costumava fazer pois tinha “medo” do que os outros pensariam de você. Faça uma lista de 10 coisas que você vai começar a fazer sem se importar com o que pensarão de ti. Simples. Dez coisas. Qualquer coisa.
Tudo certo até aqui? Então tá.
Muitos tímidos supervalorizam o que vão pensar deles, e isso os prejudica. Ficam pensando o que os outros estão pensando, se estão gostando ou não deles, se estão rindo deles, se eles tem feijão no dente e não perceberam, se estão falando bobagem, etc. E isso acaba os deixando nervosos, desatentos e acabam por gaguejar, tropeçar ou fazer alguma outra cagada.
Ou você não tremeu no palco enquanto fazia o papel de árvore no teatrinho da quarta série?
Ou não ficou nervoso no primeiro discurso ou fala em público?
Ou você não pensou que tivesse algo errado contigo quando te olharam diferente?
Muitas vezes, as pessoas não estão nem aí pro que você tá fazendo ou falando.
E se estão, o problema é deles.
Você não pode controlar o incontrolável. Não pode controlar, nem prever a reação de ninguém. Viva com isso.
Então, fique de boa.
Se preocupe menos com o que estão pensando e faça o que você quiser fazer, e não só por que é “politicamente correto” ou bonito.

E, pra finalizar, cito Lucas 6:37: “Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.”
Abraço.
Obs: este texto foi baseado em experiências próprias, e não em pesquisas ou outras coisas afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário